Memórias em Trânsito

Ensaios Audiovisuais de Sérvulo Siqueira

 

                                                                                                                                                                                                    

Compreendendo um período de mais de 30 anos, estes filmes, vídeos e fotografias - embora pertençam ao gênero do documentário - podem ser consideradas como uma forma de “ensaios audiovisuais”. Representam quase uma autobiografia intelectual reminiscente de leituras, filmes vistos e revistos e algumas reflexões acumuladas.

Propondo-se expressar a opulência de imaginação, a multiplicidade de símbolos, a poesia e a música que fazem parte da história do homem dos trópicos, seus temas vão da ecologia e dos primeiros habitantes de nossa Terra a observações sobre a cultura européia, passando por dois momentos da criatividade brasileira: a grande arte mestiça do Barroco mineiro, que produziu Aleijadinho, e a música popular contemporânea de Milton Nascimento.

Descrevendo uma trajetória, este conjunto de filmes e vídeos não esquece a luta do homem das Américas - o nativo autóctone, o negro de origem africana e o branco descendente de europeus - com seus sacrifícios fecundos, esperanças perdidas e renascidas, na busca da libertação diante de seus opressores.

Incorporando o sentido etimológico de ensaio como experimento, forma ainda não acabada, os documentários rejeitam a tendência dominante do produto similar em evidência, com seu caráter naturalista, calcado na sucessão incessante de entrevistas, no enquadramento posado e na montagem alternada de corte acadêmico, e procuram privilegiar o plano-sequência, a continuidade da percepção dos sentidos do olho e do ouvido, evitando ao mesmo tempo o discurso unidirecional que aponta para um tom falsamente didático.

Como um equilibrista em um exercício de trapézio, estes ensaios audiovisuais oscilam entre o necessário rigor de estilo da forma clássica e a persistente sedução do imponderável.  

          

                                                                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                              

 


Milagre dos Peixes

Diário de Viagem

Maranduba Abaré

Índios do Brasil

Pássaro na Gaiola

As Veias Abertas de Minas

Romanceiro da Inconfidência

Doralda de Guimarães Rosa

Dias e Dias

Entrevista com Sérvulo Siqueira

D. Anézia, tecelã

Museu Vital Brazil

James Joyce   Dólmens, Falésias, Epifanias...

Décio Rocha em Teresópolis

Décio Rocha e Carlos Malta no Teatro Odisseia